quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Desabafo

Se tudo fosse tao fàcil como nas musicas que eu adoro, tanto o bom como o mau, o alegre e o triste, o positivo e o negativo, que elas podem transmitir. Se tudo fosse tao linear... Numa musica os dados sao-nos fornercidos por alguem que canta de amor ou odio, de tristeza, saudade, distancia, vontade... Vontade de estar, de viver, sobreviver, mas nunca de esquecer. São essas musicas que me manteem lucido e estàvel, alegre e triste, mas não me deixam esquecer. Porque eu não quero esquecer, não posso simplesmente. A força que se tem de ter nem sempre é facil de encontrar, por outras vezes até é demais ao ponto de ficarmos euforicos e corremos o risco da desilusao. Não é facil saber, por uma vez na vida, o que se quer, mas não saber se é o momento para o querer, saber que ha outras prioridades e ter a coragem para as por de parte e arriscar. Numa musica tudo nos é fornecido, tudo esta la para ser ouvido, decifrado e apreciado. Na vida não. Nem tudo nos é dito como devia, ou mostrado, como numa pauta. O musico lê a pauta e fala pelo seu instrumento. Mesmo na musica sem voz, aliàs, especialmente na musica sem voz, os sentimentos estao la prontos para saltar ca para fora para quem os quiser receber, e torna-se bastante mais real até, pois nao sao esplicitos, nao esta la ninguem para nos dizer que sofreu, mas sim uma flauta que oscila num frenesim de notas que nos transmite tudo o que esta a ser lido pelo musico, uma bateria que desflora numa panoplia de emoçoes brutas e delicadas, um piano que nos faz sonhar ...Não seria tão bom que a vida fosse uma pauta, cheia de instrumentos, que nos avisassem cada vez que viesse um momento mau ou bom, que soassem ao longo do dia enquanto trabalhamos, dormimos e acordamos?
Numa musica pode-se sempre ter um extase, na vida nem sempre. Num solo de guitarra, tudo pode ser levado ao limite, como pode ser calmo, e no entanto ha sempre um extase, sentido por quem o toca e por quem o ouve, e é esse sentimento que nos faz delirar e lembrar outros varios momentos em que nos sentimos assim! Sim, a musica é o mais parecido com deus ( desculpem là o d minusculo, mas...) que eu tenho. Se é suposto deus estar conosco ao longo da vida, a musica partilha o meu leito. Se deus alivia a dor, a musica tira-me o sofrimento. Se deus da alegria, a musica leva-me ao extase. Ha sentimento melhor que desatar a dançar sem ter controle no corpo? Abanar a cabeça ate ficar zonzo e perdido no meio de milhares de pessoas? Cair num pranto de lagrimas ( nao vale gozar ) porque alguem cantou algo que faz todo o sentido?
São estas as vantagens de ter este refugio!
São estas as delicias de ter na musica uma amante !!!

Sem comentários: