segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

tugalandia dos pequeninos

Pois é, vou falar sobre o meu primeiro emprego aqui na belgiania!!!

Ora imaginem um sitio assim... como hei-de explicar... mais tuga que a tugalandia patria mae, daqueles sitios que ja sao raros por aí!!! Pois é, eu vim cair no ultimo reduto dos autenticos tugas que se recusam a perder o seu orgulho (nunca se sabe bem baseado em que) nacional e os seus habitos tugas que ja quase cairam em desuso, mas no entanto continuam a fazer furor nestes novos descobridores que pensam andar a espalhar a palavra tuga por um mundo ainda por descobrir!!!

O dito restaurante chama-se " a grelha", e pertence à D. Rosa, que por sua vez tambem é dona do " cantinho da rosa " que fica a 100 metros da "grelha". Ora isto fica situado na sint jansplein, ou, como os tugas dizem por aqui, praça de s. joao. É uma praça bem grande onde predominam estrangeiros, e adivinhem la kem é k anda aqui aos montes? Tugas! Até existe uma feira como a nossa nesta praça todas as 4 feiras e 6 feiras, com produtos alimentares, roupa, enfim, tudo o um tuga pode pedir. A toda a volta da praça, existem montes de estabelecimentos tugas, desde cafes e restaurantes ate lojinhas onde se pode comprar pao caseiro portugues, e aos sabados, pao alentejano...!!! O vinho tambem nao falta, nem as mines sagres e super bock!!! Os enchidos, queijos, enfim, tudo quanto possam imaginar!!!
Agora, quanto ao trabalho em si, deixem-me dizer que quando cheguei à "grelha", assustei-me, muito a serio, primeiro com os clientes, depois com a cozinha onde iria trabalhar. os clientes sao uma mistura de portugueses orgulhosos e outos mais internacionais, africanos das ex colonias que se acham nostàlgicos e outros ofendidos com portugal mas continuam a la cair, pessoal da america do sul que nao sei mto bem porque acharam uma qualquer atraçao pelos sitios tugas, e finalmente o ocasional cliente belgiano que vem à procura dum pouco de emoçao num prato tipico portugues. A D. Rosa é uma mulher do nuorte que fez vida em lisboa, chelas, casal ventoso, etc, quando dispara saiam do caminho, mas tem um coraçao maior que o peito e todos akeles desgraçados que nao teem onde cair mortos mas nunca perdem o orgulho, vao-lhe bater à porta e ela é incapaz de dizer que nao!!!
Um cenario tipico na "grelha" ao sabado a tarde é uma multidao multicolorida e multilingue a discutir a alta voz com disparos de agressividade assuntos como, bola, o transito na ic19, racismo (este é um dos meus preferidos), kem conhece mais estradas e caminhos, etc... Por vezes estas discussoes acabam por se tornar brigas e a coisa fica mesmo preta, eu nao me preocupo mto, nao veem muito pro meu lado, deve ser por causa das facas...!!! Mas o problema é que o bom cliente belga nao gosta destas cenas e assim que metem um pé na porta e deparam-se com tudo aquilo, muitas vezes dao meia volta e desaparecem.
Mas atençao, tambem ha aqui muito boa gente disposta a ajudar quem precisa e bem intrusada no modo de vida belgiano. Essas pessoas sim, teem orgulho em ser portugeses, só nao precisam de andar a mostrà-lo a toda a hora e nao teem medo do seu paíz de acolhimento!!!
Eles vivem a aventura e a experiencia que é ser emigrante!!! hehe!!! nunca pensei dizer o que acabei de dizer!!!!

Sem comentários: